O QUE É OIPBio_02.DJI_0013-25.JPG

O QUE É O IPBio?

Instituição privada sem fins lucrativos destinada ao desenvolvimento de pesquisas sobre biodiversidade dos biomas brasileiros e sua divulgação.

O IPBio – Instituto de Pesquisa da Biodiversidade é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolve e apóia projetos de pesquisa científica sobre biodiversidade, ecologia e comportamento de espécies da fauna e flora dos ecossistemas brasileiros. O IPBio foi fundado por Sergio Pompeia, engenheiro agrônomo e botânico, com intuito de criar vínculos entre a pesquisa científica e o público em geral.

A atuação do IPBio combina pesquisa e educação. Nossa infra-estrutura foi projetada para viabilizar estudos acadêmicos e, ao mesmo tempo, permitir que os visitantes da reserva visualizem e aprendam sobre nossa biodiversidade. Nossos projetos sempre buscam  ter aplicações educacionais, como a produção de e-books, documentários e exposições para que a informação aqui gerada permeie não só o universo acadêmico, mas também incentive os cidadãos a entender e compreender a importância de se conservar os seres vivos e seus ecossistemas.

A missão do IPBio também envolve o incentivo à conservação, o manejo e o uso sustentável dos recursos naturais; e a promoção do desenvolvimento do turismo científico e projetos culturais.

Centros de Estudos da Biodiversidade

O objetivo a longo prazo é criar 5 reservas com centros de pesquisa em todos os principais biomas do Brasil. O projeto piloto foi construído no bioma Mata Atlântica, na Reserva Betary / Iporanga-SP. Uma segunda unidade está em implantação no bioma Amazônico, em Alter no Chão / Santarém-PA.

A meta é expandir o projeto para os demais biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal e Caatinga.

Design sem nome - 2022-04-01T173914.338.png

IPBio – Reserva Betary

O IPBio está localizado na Reserva Betary, uma área preservada de 60 hectares, no município de Iporanga, situado no Vale do Ribeira. A região abriga a maior área contínua remanescente da Mata Atlântica. Em 2009, a reserva recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no âmbito do programa MaB – UNESCO. Na Reserva, o IPBio desenvolve uma série de projetos de pesquisa relacionados à biodiversidade local.  Além disso, o fundador do IPBio, cedeu parte da reserva para uma instituição chamada FreeWildlife Brazil Celine, para implantação de uma área de soltura e monitoramento de animais silvestres, para  reintrodução de aves nativas resgatadas de atividades do tráfico de animais.

unescorbma-150x100.jpg
biosfere-reserve-logo-150x115.gif

IPBio – Jutuarana

A Reserva Jutuarana, segunda unidade do IPBio, está em fase de implantação. Sua localização, na bacia hidrográfica do rio Amazonas, possibilitará o desenvolvimento de estudos de peixes e outras espécies de aquáticos da região. O terreno, à beira do rio Tapajós, está próximo a Alter do Chão, em Santarém – PA.

IPBio – Reserva Tamanduá

A Reserva Tamanduá, terceira unidade do IPBio, está localizada no município de Rio da Conceição no estado de Tocantins, região de domínio do bioma do Cerrado, segundo maior Bioma brasileiro em extensão. A região faz parte do Parque Estadual das Serras Gerais e possui uma paisagem maravilhosa com cachoeiras, rios, cavernas e uma biodiversidade surpreendente. 

RESERVA_TAMANDUA_TO_AEREAS_PARTEDEBAIXO..HENRIQUEDOMINGOS.IPBio.DJI_0016.jpg